2 de setembro // 18h // Palco Encontro
O Ensemble de Clarinetes da Universidade de Évora iniciou o seu percurso em 2022, na disciplina de Música de Câmara, sob orientação do professor Luís Gomes.
É um grupo constituído por alunas e ex-alunas da Universidade de Évora, das classes dos professores Ana Maria Santos e Luís Gomes, e distingue-se pelo variado repertório que interpreta, como música erudita, Klezmer e repertório solístico.
O agrupamento musical irá interpretar obras de Francisca Gonzaga – O Corta Jaca, Chick Corea – Spain, Joan Dobrinescu – Lekho neranero, Zequinha abreu com arranjo de Sjoerd van der Veen – Tico-tico, Maurício Murcia Bedoya – Cumbiamba, e Alexis Ciesla – Klezmer Suite.
O Ensemble estreou-se nas festividades da semana europeia, num concerto em Évora, a convite da Escola de Artes da Universidade de Évora, transmitido na RTP. O concerto seguinte deu-se através do convite da Associação Portuguesa do Clarinete, na cidade do Porto.
Atualmente, este grupo é composto por nove elementos, estudantes da universidade: Mariana Estrada, Eduarda Vieira, Jéssica Duarte (clarinete e requinta), Daniela Abreu, Daniela Carmona, Ana Almeida, Mara Santos, Andreia Varela (clarinete e clarinete baixo) e Inês Leonardo (clarinete baixo).
Este projeto, tem como finalidade dar a conhecer e preservar repertório para ensemble de clarinetes e dar continuidade e este tipo de formação, não só para o desenvolvimento individual dos instrumentistas, como também para o desenvolvimento da cultura musical do público.
O Ensemble de Clarinetes da Universidade de Évora contribui com o seu momento musical no início da sessão de abertura do Festival Contrapasso, lançando assim o evento com energia e juventude.
Seguir-se-ão algumas palavras da organização e entidades apoiantes do festival, e, às 19h, o concerto dos 4tUbOs, quarteto de tubas.