Missão

O Contrapasso – Festival Filarmónico da Ermegeira, tem a missão de promover os melhores projetos filarmónicos e desafiar a comunidade a inovar num ambiente de harmonia entre públicos, diversidade cultural e natureza.

O Festival procura explorar todas as dimensões filarmónicas com o objetivo de fundamentar o movimento, bem como de idealizar o seu futuro.

Conceito

O Contrapasso é uma ocasião dedicada a pensar – através da exploração artística – o movimento filarmónico. 

Procura explorar todas as dimensões filarmónicas com o objetivo de fundamentar o movimento, bem como de idealizar o seu futuro. O Contrapasso compromete-se a mudar o ritmo a que as bandas filarmónicas marcham, isto é, dar relevo ao que pode contribuir para o avanço do movimento e transformação da sua imagem junto do público.

PROGRAMAÇÃO

Haverão várias zonas de apresentação: 

O ANFITEATRO principal, para os projetos filarmónicos que melhor representem os objetivos artísticos do festival; 

O PALCO ENCONTRO, no espaço de restauração para fomentar a convivência e diversão filarmónicas;

O ESPAÇO INFANTO JUVENIL, com programação dedicada às primeiras faixas etárias e que promove as atividades das Escolas de Música filarmónicas;

O ESPAÇO FONTE, onde decorrerão conversas centradas na temática filarmónica.

Ruralidade

Acreditamos que ao realizar o Contrapasso num espaço rural cada vez mais desertificado – a aldeia da Ermegeira, no concelho de Torres Vedras, e no seio de uma associação pequena, conferimos ao Festival um ambiente genuíno onde o público geral e os participantes, também eles um público muito particular, podem usufruir da tradicional experiência filarmónica, bem como contribuir para a sua construção.

Procuramos que seja um festival reminiscente de um tempo em que se vivia mais lentamente, saboreando cada momento sem a azafama de estímulos modernos.

20220904_175345

Futuro

O Contrapasso será inevitavelmente um Festival de exaltação filarmónica, construído harmoniosamente por filarmónicos, para filarmónicos, mas também para as comunidades que rodeiam a filarmonia e por ela se deixam envolver e guiar.

O impacto social do evento, será, a médio prazo, a maior motivação para a sua realização e terá ramificações não apenas locais, mas acreditamos que cada filarmónico (músico ou comunidade) será inspirado a levar consigo uma vontade e espirito renovados que se manifestarão a nível nacional e, quem sabe um dia, internacional.

Contactos

Centro Social da Ermegeira

Rua Cidade de Torres Vedras, nº2

2565-433 Ermegeira, Torres Vedras


geral@contrapasso.pt

apoios@contrapasso.pt

Tel: +351 918 908 752